Documentário: Em busca do bem-estar
Título: The Path to Happiness (Original)
Ano produção: 2020
Dirigido por: Alejandro De Grazia
Duração: 60 minutos
O documentário relata uma viagem de Buenos Aires à Patagônia, na Argentina.
A partir de questionamentos do personagem principal sobre como encontrar o bem-estar e a felicidade, o monge Matthieu Ricard ensina que as angústias, o estresse e a ansiedade resultam de um estado de conflito ou de dissonância que se instala em nós, a partir dos nossos anseios e do que estamos fazendo conosco mesmos.
Afirma que o medo, as expectativas que criamos, nos fazem prisioneiros de nossa própria atividade mental, gerando um estado íntimo desagradável e nos deixando inseguros.
Há várias maneiras de se buscar a paz e a liberdade interior, explica.
A liberdade interior faz com que não fiquemos tão presos entre a esperança e o medo, o que nos torna menos vulnerável.
E menos vulnerável, nos preocupamos menos conosco e nos abrimos mais para os outros porque não mais nos sentiremos tão ameaçados, porque sabemos que temos os recursos internos para enfrentar os altos e baixos da vida… e nos sentimos mais forte.
Essa é uma forma de encontrar a sua paz e liberdade interior.
A outra forma é cultivar ativamente bondade, benevolência, compaixão, bondade amorosa porque se nos voltamos para o outro com essa atitude amorosa, nos preocupamos menos com nossos próprios sentimentos e nos tornamos menos egoístas, no sentido de estarmos voltados excessivamente para nós mesmos.
Existem de fato muitas causas e circunstâncias que nos causam apreensão. O insight é perceber quais são essas causas porque todas as causas de sofrimento são, por natureza, temporárias, pois nada é permanente neste mundo. Nada é permanente ou imposto a nós por algum ente externo. Tudo acontece por diferentes causas e circunstâncias.
Devemos nos perguntar: Quais as causas do meu sofrimento? E se eu mudar isso, quais seriam as causas do meu crescimento e felicidade?
A meditação é um dos instrumentos que nos auxilia a responder tais perguntas.
Na verdade, meditação significa cultivar qualidades humanas básicas com atenção, bondade amorosa, paz e liberdade interior, e se familiarizar com a forma como nossa mente funciona.
Assim, a meditação nos ajuda a aumentar a compaixão e a tranquilidade interior, e nos familiarizarmos com o funcionamento da nossa mente, objetivando ver quais estados mentais provocam sofrimento em nós e nos outros, e ainda quais estados mentais nos livram de tais sofrimentos.
Deixe um comentário