Envelhecer Saudável
Visão pró-evolutiva da velhice
Os estudos atuais demonstram que o idosos podem ter uma vida saudável e satisfação pessoal, continuando a ser produtivos e com qualidade de vida, por mais tempo que no passado.
Do ponto de vista da maturidade não apenas física, mas também emocional, mental e interassistencial, podemos nos questionar sobre como podemos e queremos atuar dentro desta perspectiva de uma existência mais longa.
No que se refere, ao que “podemos”, observamos o quanto nossa sociedade ainda permanece orientada para a juventude, o que influencia a nossa percepção e a maneira como lidamos com o envelhecer. Há muito que fazer, compreender e desaprender. Precisamos reciclar nossos pensamentos, sentimentos, atitudes e ações, a fim de influenciar nosso ambiente físico e social. Mudar da perspectiva do envelhecimento como algo negativo, caracterizado pela deterioração dos atributos físicos e mentais, e do status social; para uma perspectiva do envelhecer, como um privilégio em função da bagagem pessoal acumulada, possibilitando a colheita mentalsomática, com foco no desenvolvimento pró-evolutivo.
Por Cynara Correia – Psicoterapeuta, colaboradora e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas Biofísicas (CEPP), com formação em Psicologia.
Deixe um comentário