QUEM SOU EU? Lembrete para o Ser (alma, eu superior,…)
Um excelente lembrete para a alma é a MEDITAÇÃO.
Parar, aquietar seus corpos físico, energético, emocional e mental. Permitir-se ir além de suas emoções e pensamentos… experienciar o “silêncio” …
Momento de encontro com você mesmo!
Primeiro, porém, você caminhará pelas bordas: vai acessar incômodos no corpo físico, sensações no corpo energético, emoções agradáveis e desagradáveis que você vai tender a se identificar; pensamentos, que aos poucos você irá percebendo que formam padrões que produzem comportamentos e muitas vezes se materializam na sua vida, de modo produtivo ou contraprodutivo.
Quando mais tarde você atravessar todo este turbilhão, estará mais perto do seu verdadeiro eu. Verdadeiro, porque até então você só reconhecia os seus corpos físico, energético, emocional e mental, achando que era eles. Mas você é muito mais do que isto… E só vai descobrir seu Ser quando ousar navegar por estes “mares”, tantas vezes agitados, com consciência de que seu destino “não está nas ondas, e sim no oceano”.
E enquanto você não chega lá, muitas bonanças e tempestades vão tender a lhe desviar da sua meta. Muitos “cantos de sereia”…
Por isso, é bom usarmos os “lembretes”. Coisas que você pode utilizar para lembrar-se da sua verdadeira natureza; que você é uma criatura em constante desenvolvimento e evolução.
Cultive a beleza, a ética, a justiça, a verdade, a temperança, a paz, a harmonia, o silêncio, a compaixão, o amor… Mas você ainda pode se esquecer… E nesse processo de autorrealização é preciso lembrar, sempre!
Para lembrar:
1) Comece o dia meditando. Ou escolha um exercício que lhe possibilite o encontro com você mesma. Hoje existe uma infinidade deles e tudo que você precisa é encontrar aquele ou aqueles que mais se adequam a você. Comece ocupando-se em relaxar seu corpo físico, depois vá aquietando emoções e pensamentos. Convença-se que este é um tempo para você, depois poderá voltar-se novamente às suas emoções, pensamentos e compromissos.
2) Depois de centrar-se através da meditação, trace um roteiro mental de como quer se comportar durante o dia. Você quer deixar que impressões: serenidade, coragem, justiça, tolerância, objetividade? Sobre estas impressões que você quer programar e expressar, poderá chegar a uma conclusão melhor, a partir da reflexão sobre seu propósito de vida (PROÉXIS) e que ações seriam mais eficazes para concretizá-lo.
3) Considerando que durante o dia você terá mil e uma distrações que dificultam a lembrança de si e, portanto, das metas traçadas para seu dia, é interessante que crie outros lembretes. Você poderá utilizar exercícios de mobilização de energia, feitos durante determinadas horas do dia; poderá criar uma frase que expresse o que quer realizar e escrevê-la em um papel que fique sempre visível; criar um desenho; fazer uma colagem com fotos, imagens de revistas ou jornais; criar um símbolo ou se apropriar de algum já existente que expresse seu propósito.
4) À noite, antes de dormir, passe em revista todo o seu dia, sem julgamentos. Apenas observe para onde todos aqueles compromissos, atitudes e comportamentos estavam levando você.
5) Escolha uma data mensal para reavaliar os seus lembretes. Não desanime se notar que esqueceu de se lembrar. Atualize-os sempre, atentando para que sua disposição para lembrar de seu compromisso com você mesmo é relativamente nova. Até então, sua agenda esteve repleta de compromissos relativos aos diversos papéis que você desempenhava na vida: pai, mãe, filho, irmã, esposa, colega de trabalho, funcionário, etc, que poderiam estar, ou não, levando você exatamente para onde você concluiu que queria ir. Assim, é possível que esteja apenas “engatinhando”, no que se refere ao seu compromisso enquanto alma, self, ou eu superior. Por isso, não se preocupe com resultados, mas se ocupe de vivenciar e experimentar. E, bom Trabalho!
Deixe um comentário