Cohousing

Cohousing

Você já ouviu falar de Cohousing ou co-lares?

Cohousing ou co-lares é um conceito de moradia que embora existente há algum tempo em alguns países na Europa e nos Estados Unidos, só há pouco tempo vem ganhando espaço aqui no Brasil, tendo como divulgadora e incentivadora a arquiteta Lilian Lubochinski, através de cursos, workshops e assessoria.

Existem vários tipos de cohousing, mas o que mais no interessa tratar nesta sessão, é o cohousing sênior, que difere bastante do que conhecemos como instituições de longa ou curta permanência para idosos (público ou privado), como casas de repouso ou hotéis especializados para este público.


Os interessados neste conceito, geralmente estão voltados para abrir mão dos modelos tradicionais de moradia, seja individual, seja coletivo, como os condomínios, por exemplo. A cohousing é um espaço comunitário, constituído de habitações de uso particular (dormitórios, cozinha, banheiro) e uma área de uso comum, geralmente contemplando refeitório, espaços de lazer, lavanderias coletivas, biblioteca, etc.. Sua arquitetura e regimento interno têm como objetivo estimular o convívio, a cooperação e o compartilhamento, a solidariedade, a sustentabilidade, tudo dentro de uma cultura colaborativa. O detalhamento de sua formação é construído a partir da participação dos futuros residentes, segundo suas reais necessidades de bem-estar, envelhecimento saudável e de autonomia.
Se você se interessa por este tema, nessa sessão você vai poder acompanhar mais informações e importantes reflexões. Você verá que embora bastante atraente e significativo, em função do aumento da expectativa de vida da população, que tem levado ao surgimento de um maior número de pessoas maduras e ativas, e carentes de soluções para seus anseios e necessidades; por trás deste conceito existe uma filosofia de vida, um jeito de ser e estar no mundo que pode requerer dos interessados, não só reaprender a funcionar juntos, em uma comunidade intencional, mas também desaprender, questionando crenças que nos são familiares, abrindo mão de comportamentos nada saudáveis, mas ainda muito enraizados em nossa cultura ocidental.

Cynara Correia – Psicoterapeuta e professora do CEPP. Atualmente desfrutando de uma visão compartilhada na comunidade intencional Associação Mãe Terra – Camaçari/PB

 

No posts were found for provided query parameters.

Back To Top