Disponibilidade e Assistencialidade
O vocábulo disponível vem do latim medieval “disponibilis”, cujo significado é “de que se pode dispor” e surgiu no século XIX. Já a palavra assistência, que também tem sua origem no latim (“assistentia”), significa “ajuda” e surgiu no século XVI. Não é, porém, sinônimo de assistencialismo, que atualmente é termo mais associado a populismo ou a algum tipo de aliciamento. Por isso, prefere-se aqui usar o termo “assistencialidade” como derivado direto de assistência.
Elemento básico e constitutivo de toda programação existencial, a assistencialidade implica numa responsabilidade que a consciência assume com grandes repercussões dentro do seu próprio processo de evolução.
Não se assiste em vão, mas é vazia a existência de quem não se dispõe ao serviço. O egoísmo cega. Estar disponível para servir deve ser propósito de toda consciência que quer evoluir.
A evolução incita a assistência, daí porque é preciso estar presente e junto a quem busca e necessita de ajuda. A assistência produz ressonância, tanto para o assistente quanto para o assistido, reverberando e repercutindo com a qualidade a ela emprestada pelas consciências envolvidas no ato.
Daí, concluir-se inicialmente que não basta apenas estar disponível para o serviço, sendo esta porém, paradoxalmente, a condição primeira para a assistencialidade.
A verdadeira assistência exige da consciência o autodiscernimento evolutivo, vontade firme e intenção cosmoética, a fim de que seu serviço seja realizado no momento certo, no lugar adequado, na companhia certa e com o conteúdo apropriado.
A disponibilidade para prestar assistência requer:
- imperturbabilidade emocional nos atos assistenciais;
- o menos doente ajuda aos mais doentes;
- superação dos preconceitos na ampliação do senso universalista (assistir a quem precisa e não somente a quem eu gosto!);
- exemplarismo pessoal;
- princípio de fazer sempre o melhor possível;
- saber ouvir-saber discernir-saber intervir;
- respeitar o livre-arbítrio das consciências assistidas;
- identificação sutil da demanda do assistido;
- momento certo de falar e de calar: há que se cultivar postura adequada e olhar atento, além de usar voz e gestos com sabedoria a fim de se realizar uma verdadeira assistência;
- precisão no atendimento.
Nesse processo, a autopesquisa deve ser uma constante para a consciência que pretende assistir, permitindo-se investigar, por exemplo, os seus pensenes (pensamentos, emoções e energia) e as condições da própria manifestação consciencial.
Quando não se tem lucidez para prestar assistência, ocorre a assistência falha, que é o ato ou efeito desprovido de acerto praticado pela conscin assistente. Isso ocorre toda vez que não se atentou para a real necessidade ou carência prioritária da consciência assistida em seu momento evolutivo específico. Tem-se assim a antiassistencialidade. Ou seja, quem se dispôs a ajudar, não deu conta do recado.
A falta de êxito pode ser atribuída a uma conduta omissiva, que é quando a consciência assistente é aplaudida e considerada maxigabaritada, mas, na verdade, está defasada em relação à capacidade intraconsciencial e posssibilidades; ou a uma conduta imatura, que caracteriza a consciência assistente é afoita e, de modo irresponsável, assume atuar assistencialmente em contexto para o qual “bota banca” sem ter competência. - Assim, é preciso evitar:
- desrespeito pelo nível evolutivo alheio;
- superficialidade nas abordagens (menosprezo pela necessidade alheia);
- inexistência de critério = daí, ser necessário o predomínio das faculdades mentais para ajudar a escolher melhor o tipo de assistência e o momento de fazê-lo, por exemplo;
- indecisão para atuar no momento mais oportuno = dai o autodiscernimento para não perder oportunidades e entender que o oportuno não é o que eu escolho, mas o que a vida apresenta como tal;
- qualidade da intenção = na dúvida, abstenha-se;
- vocabulário inadequado;
- superproteção maternal = porque pode levar à indulgência e ao acumpliciamento;
- boa vontade assediadora = tolhe as iniciativas do assistido;
- falta de competência na aplicação de técnicas assistenciais = revela despreparo. Daí porque é importante o autoconhecimento, a disciplina, o planejamento, para gabaritar-se ao serviço.
- Você faz assistência a conscin/consciex?
- Qual o tipo de assistência que você pratica: de consolação, de esclarecimento e/ou energética pessoal?Devemos ter sempre em mente que assistência é uma atitude e nunca uma intromissão. É atitude de doação física, energética, emocional e/ou mental. No entanto, não impeça a atuação dos demais, não tolha as iniciativas de trilharem seus próprios caminhos.
Assistir não é substituir ou anular o outro, em nenhuma situação. Estar disponível não é o mesmo que ser “salvador do mundo”.
São princípios norteadores do assistente disponível:
- sinergismo disponibilidade-receptividade: não impor assistência;
- sinergismo conteúdo-forma: qual o tipo mais adequado da assistência e como deve ser prestada;
- princípio universalista de “fazer o bem sem olhar a quem”;
- princípio cosmoético “aconteça o melhor para todos”;
- binômio firmeza-delicadeza: pressupõe sensibilidade para ser firme sem ser grosseiro ou rude;
- binômio comunicação clara-entendimento preciso;
- predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade cosmoética. Pode parecer complicado buscar a assistencialidade… Então, por que assistir? Principalmente porque a consciência assistente é o maior assistido. Por mais paradoxal que pareça, estamos ajudando a nós mesmos quando servimos aos outros.
Afinal, estamos todos regidos por leis universais como a lei da inseparabilidade grupocármica e a lei da megafraternidade evolutiva. Segundo a lei maior da maxifraternidade, há sempre uma oportunidade para servir. Há muito trabalho a ser feito dentro da nossa programação existencial porque não estamos neste mundo em férias!
Quem assume a responsabilidade assistencial, dedica-se a enxergar as carências evolutivas por detrás de solicitações superficiais, guiando-se pelo discernimento. Assim como, quem valoriza os efetivos resultados assistenciais, não privilegia a exaltação da própria imagem. Características de uma conscin lúcida que se dispõe a prestar assistência: - antidispersão: a convergência das atividades assistenciais desenvolvidas, sem desperdícios de tempo, esforço e energia;
- autoorganização: disposição para estar no momento certo, na hora exata da assistência, programa ou não programada;
- autoreciclagem: movimento de autossuperação de trafares a partir da prática da interassistencialidade;
- epicentrismo: capacidade de promover a iscagem interconscienal lúcida;
- equilíbrio: ausência de frustração diante da incapacidade do assistido;
- paciência: a serenidade para lidar com situação crítica;
- percuciência: a agudeza para adentrar no universo do assistido sem se contaminar;
- prudência: o respeito ao limite do assistido;
- receptividade: a aceitação, de bom grado, das tarefas assistenciais cosmoéticas;
- tino: a perspicácia para conciliar terapêutica e paraterapêutica.
- Você já consegue compreender a disponibilidade assistencial autolúcida?
- Ainda mantém algum tipo de barganha, mesmo sutil, nos empreendimentos assistenciais?
- Está satisfeito com o seu desempenho pessoal?
De acordo com a Conscienciologia, a autodisponibilidade exemplarista à assistência cosmoética evidencia o reconhecimento da oportunidade evolutiva promovida pela vida intrafísica.
“Não espere ter tempo para servir”. No entanto, o tempo deve ser conduzido com lucidez, empregado com bom senso, o que implica numa permanente reflexão sobre o uso do nosso tempo. - Temos reservado algum tempo na semana para um trabalho voluntário, para os dedicarmos a uma causa importante, para ajudar alguém pelo simples exercício da solidariedade?
- Será que vimos utilizando nossas horas com parcimônia e na proporção devida para todas as atividades?
Quem reconhece a relevância da tarefa assistencial, não mede esforços para realizá-la eficazmente. Assistencialidade, assim como meditação, tem que ser um estado permanente da consciência em cada existência. Não se trata de uma obrigação a mais a ser cumprida, mas de uma característica própria da consciência que deve servir, ajudar e auxiliar de forma espontânea. No entanto, até que eu consiga atingir esse estado, tenho que me dispor a fazer assistência, como etapa necessária até que isso se torne em mim uma condição natural.
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