Religare

Religare

Ligar algo ou alguma coisa de forma segura, forte, com firmeza; ou ainda, atar mais uma vez; religar.

Esta é a definição mais comum para a palavra religare, cuja etimologia vem do latim.  É uma palavra que aparece com frequência nos conceitos de termos como “religião”, “espiritualidade” e “sagrado”.

Desde os primórdios da história da humanidade, registros e achados arqueológicos, por exemplo, mostram que a representação do sagrado e do divino sempre esteve pressente em todas as culturas.

Parece que o ser humano, independentemente das circunstâncias, sempre procurou ligar-se (ou religar-se) ao Divino, ao Sagrado. Desenhos, pinturas, textos, cânticos, oferendas… tudo serviu e ainda serve para evidenciar esta que parece ser uma das necessidades básicas do homem/mulher: estar ligado a algo superior, divino.

Então, esta sessão do nosso site tem por propósito reunir e disponibilizar informações relativas ao termo Religare, com a máxima amplitude possível que pudermos dar ao termo.

Buscamos tornar esta sessão um espaço destinado à reflexão séria e profunda do assunto, tendo como orientação um propósito evolutivo.

Anette Leal
Comunicóloga. Professora e pesquisadora do CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS PSICOBIOFÍSICAS

Há filósofos que atribuem ao homem uma liberdade ilimitada.Outros há que admitem uma liberdade absoluta, em virtude da qual o homem age sem motivo. Isso, porém, é presumir efe

Back To Top