ANÁLISE DE UM TEXTO*

AutococonhecimentoANÁLISE DE UM TEXTO*

ANÁLISE DE UM TEXTO*

A consciência possui três grandes atributos: a inteligência (cujo ato é saber), a vontade (cujo ato é mover) e a afetividade (cujo ato é comover).
Um texto estará voltado para estas três faculdades, independente de seu conteúdo. Ele poderá produzir:
•O saber – quando busca ensinar algo. Mostra o que é verdadeiro ou falso, apresenta o estado de uma questão.
•O mover – quando leva a agir ou reagir, orienta a ação do leitor, suas intenções, num certo sentido. E considerando que pode-se agir de maneira humanizante ou alienante, uma questão que deve ser refletida é: o texto faz você crescer em humanidade a serviço de outras consciências ou não?
•O comover – quando sensibiliza, podendo ocorrer de maneiras diferentes: alegrá-lo ou, ao contrário entristecê-lo, animar sua presença ou alçar sua cólera.

É raro que um texto se dirija apenas à uma faculdade, no entanto ele se dirige prioritariamente à inteligência, à afetividade ou à vontade.
Para maior aproveitamento do conteúdo de um texto, independente da “confiança” que se tenha no autor, é preciso saber que atitude adotar em relação ao que se lê. A confiança jamais dispensa uma atenção: a consciência só pode estar em repouso se estiver segura do que lhe foi dito. O que nos leva à questão de como o nosso envolvimento emocional pode camuflar nossa objetividade.
*(IDE, Pascal. A arte de pensar, 1995)

Written by -

Psicoterapeuta, colaboradora e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas Biofísicas (CEPP), com formação em Psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top